segunda-feira, 10 de maio de 2010

Circuitos eléctricos e electromagnetismo

Há cerca de um século a electricidade não era utilizada. A invenção da luz eléctrica por Edison tornou possível a vivência prolongada nos períodos nocturnos.




Como funcionam os electrodomésticos térmicos?

Outrora o aquecimento era feito com queima de lenha, assim como a cozedura dos alimentos. Hoje existem uma diversidade de electrodomésticos térmicos como termo ventiladores, cafeteiras eléctricas, torradeiras, que tornaram mais fácil a vida do homem.



Como funcionam os electrodomésticos de motor?

Os electrodomésticos de motores convertem energia eléctrica em movimento. Essa energia corta e mistura alimentos, abre-latas, tritura lixo, aspira poeira e movimenta o ar. Um motor converte energia eléctrica em energia magnética que movimenta um eixo. A extremidade desse eixo pode ter uma lâmina ou outro apêndice que origina o movimento para o qual a máquina é concebida. A electricidade e o electromagetismo revolucionaram por completo o modo de vida humano em todos os aspectos, melhorando a qualidade de vida do homem. Assim, estudamos o funcionamento de um termo ventilador, de um secador de cabelo e de um aspirador que têm incorporado um motor eléctrico. Estes, por sua vez, possuem electroímanes.



Electroíman

Um electroíman consiste num núcleo de ferro à volta do qual se enrolou um fio de cobre e se ligou a uma pilha. Nestas condições verifica-se experimentalmente que se cria um campo magnético evidenciado quando se coloca uma bússola na proximidade desse campo. Através da bússola verifica-se que o electroíman apresenta um pólo norte e um pólo sul.




Funcionamento de um motor eléctrico simples.

Pela espira passa corrente eléctrica. Como estas se encontram num campo magnético, as cargas em movimento sentem forças de sentido contrário que provocam a rotação da espira.





Motor eléctrico em funcionamento.





Observando um motor verifica-se que as peças fundamentais na sua constituição são vários electroímanes que criam forças capazes de fazer girar um eixo que entra em rotação.


Como funciona um termo ventilador?





Como funciona um secador de cabelo?





Como funciona um aspirador?



Sem comentários:

Enviar um comentário